Museus e Galerias de Loures

Os Museus e as Galerias municipais assumem, no contexto da diversidade cultural que caracteriza o território de Loures, um papel relevante para a consolidação dos fatores de identidade e de coesão social. Cuidam-se das memórias, das vivências atuais, perspetivando-se o futuro.
Com este novo motor para pesquisa simultânea, disponibiliza-se o acesso a informação transversal sobre as coleções à guarda dos Museus e Galerias municipais.
O Nyron constitui um importante instrumento de trabalho para profissionais ligados ao setor patrimonial e museológico, para o público académico, mas também de descoberta do património para públicos alargados que encontram neste catálogo on-line o repositório de informação sobre as coleções dos Museus e Galerias municipais.

Fotos e peças em destaque

  • LIVRO DO MÊS

    📖 LIVRO DO MÊS no Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso 📖 

    CARRILHO, António Jorge Botelheiro - História dos museus em Portugal durante a 1ª República
    Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2017. 
    ISBN: 978-989-658-524-2

    Livro aliciante para todos aqueles que se interessam pelos estudos de museus e de património. Traça de forma sucinta a evolução museológica nacional. Procura entender se houve alterações significativas no panorama museológico nacional português entre o regime monárquico constitucional e o republicano. É no fundo o resultado de estudos exaustivos e rigorosos de documentação que é ainda desconhecida por muitos.

    Este e muitos outros livros para consulta no Centro de Documentação – arquivo e biblioteca do Museu de Cerâmica de Sacavém

  • DOCUMENTO DO MÊS

    📜 DOCUMENTO DO MÊS no Centro de Documentação Anselmo Braamcamp Freire 📜

    História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75”, livro de Raquel Varela, editado pela Bertrand Editora, em 2014

    Raquel Varela é historiadora. As suas áreas de estudo são a história da Revolução dos Cravos, história do trabalho e história do Estado social.

    “A luta política assume nas sociedades contemporâneas, em condições de calendário eleitoral estável, essencialmente a forma da luta entre partidos. Quando uma revolução se coloca em movimento, no entanto, tudo pode ser subvertido, porque milhões de pessoas inativas ou até desinteressadas despertam para a luta social. Este livro apresenta-nos uma rigorosa investigação sobre a revolução portuguesa que ambiciona dar voz aos que não tiveram voz. Nos livros de história eles são, não poucas vezes, invisíveis. Mas são os rostos comoventes destas grandes massas populares que oferecem sentido às maravilhosas fotografias da revolução portuguesa. Anónimos, os seus retratos nas manifestações dizem-nos tudo o que precisamos de saber sobre a esperança e a frustração, a fúria e o medo, o entusiasmo e a ilusão(...). Foram eles que fizeram a revolução”, Valério Arcary, historiador.

    Este e muitos outros livros para consulta no Centro de Documentação do Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho, em Santo António dos Cavaleiros.

  • LIVRO DO MÊS

    📖 LIVRO DO MÊS no Centro de Documentação Camilo Alves 📖 

    Bucelas Terra do Arinto 
    Câmara Municipal de Loures. Divisão do Património Cultural e Bibliotecas. Unidade de Património e Museologia 
    Loures: Câmara Municipal de Loures, 2023.
    ISBN: 978-972-9142-68-0

    Bucelas Terra do Arinto é uma publicação que, enquanto catálogo da exposição âncora do Museu do Vinho e da Vinha, representa e enaltece a região demarcada de Bucelas e convida à descoberta do Património de uma região singular. 
    As páginas deste livro reúnem imagens e textos dos painéis expositivos que integram a exposição permanente, conteúdos de anteriores exposições bem como testemunhos de memórias e vivências da Casa que hoje alberga o Museu.”

    Este e muitos outros livros para consulta no Centro de Documentação do Museu do Vinho e da Vinha – Bucelas

  • LOJA EM DESTAQUE

    LOJA EM DESTAQUE: O desporto corporativo nas fábricas

    “O desporto nas suas modalidades mais genéricas designadas de vida ao ar livre, contacto com a natureza, preparação para a função da reprodução da espécie, acaba por vir a ser um dos instrumentos estratégicos para ocupar os tempos livres e continuar a colocar o operário e a operária sob o constante patrocínio da Fábrica, detentor afinal também do seu tempo e corpo."
    Na compra do catálogo em destaque “O desporto corporativo nas fábricas”, oferta do livro “Ervas para comer, ervas para tratar”.

    Na compra do catálogo em destaque oferta do livro “Ervas para comer, ervas para tratar”.

Notícias

News

VISITAS GUIADAS

Peça em destaque... com Sabor!
22 de março | 18H00 | Museu do Vinho e da Vinha 

Nesta sessão, através do menu O Banquete fique a conhecer a lista onde estão enumerados vários pratos e vinhos, entre os quais vem mencionado o nome Bucellas
Reserve 30 minutos do seu tempo para conhecer melhor o museu, a peça em destaque e no final, brinde connosco. 

News

ATELIÊS

Manhãs em Família no Jardim encantado do José Pedro
23 de março | 10H30 | Museu de Cerâmica de Sacavém

Ateliê A Andorinha
Com inspiração numa peça da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, vamos criar a nossa andorinha da Primavera e saber algumas curiosidades sobre esta espécie.  





Para mais informações, consulte: Manhãs em família

News

PALESTRA

A cerâmica da Fábrica de  Loiça de Sacavém durante o período Art Déco
23 de março | 15H30 | Museu de Cerâmica de Sacavém 

Com a participação de António Augusto Joel, investigador e colecionador na área da cerâmica, a palestra abordará a produção cerâmica da Fábrica de Loiça de Sacavém durante o período Art Déco, ilustrando diversos formatos e motivos de loiça decorativa e utilitária, produzidos entre as décadas de 1920 e 1950, e evidenciando a interação técnica e artística da empresa com as suas congéneres alemãs, francesas e inglesas.

Para mais informações, consulte: A Cerâmica da Fábrica de Loiça de Sacavém no período Art Déco