Museus e Galerias de Loures

Os Museus e as Galerias municipais assumem, no contexto da diversidade cultural que caracteriza o território de Loures, um papel relevante para a consolidação dos fatores de identidade e de coesão social. Cuidam-se das memórias, das vivências atuais, perspetivando-se o futuro.
Com este novo motor para pesquisa simultânea, disponibiliza-se o acesso a informação transversal sobre as coleções à guarda dos Museus e Galerias municipais.
O Nyron constitui um importante instrumento de trabalho para profissionais ligados ao setor patrimonial e museológico, para o público académico, mas também de descoberta do património para públicos alargados que encontram neste catálogo on-line o repositório de informação sobre as coleções dos Museus e Galerias municipais.

Fotos e peças em destaque

  • LIVRO DO MÊS

    📖 LIVRO DO MÊS no Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso 📖 

    COELHO, Nuno – Uma história de confiança
    Lisboa : Tinta da China, 2017.
    ISBN: 978-989-671-374-4

    “Este livro relata o percurso da Saboaria e Perfumaria Confiança desde a sua fundação até ao presente, ilustrado com fotografias, documentos e uma seleção alargada de rótulos de sabonetes e outros produtos. Atravessando todo o século XX, a história da Saboaria e Perfumaria Confiança é também a história dos costumes e do consumo em Portugal.”


    Este e muitos outros livros para consulta no Centro de Documentação – arquivo e biblioteca do Museu de Cerâmica de Sacavém.

  • DOCUMENTO DO MÊS

    📜 DOCUMENTO DO MÊS no Centro de Documentação Anselmo Braamcamp Freire 📜

    “Carnaval em Loures, década de 50”

    Fotografia (obtida pelo estúdio fotográfico de Loures “O Meu Fotógrafo”) de um grupo de encaraçados (mascarados) vestidos com roupas extravagantes e travestidos de mastronças. Tocavam instrumentos musicais, dançavam e faziam malandrices, percorrendo diversas casas para beber um copito ou comer filhoses. Arquivo Fotográfico do Centro de Documentação Anselmo Braamcamp Freire.


    Disponível para consulta no Centro de Documentação do Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho, em Santo António dos Cavaleiros.

  • LIVRO DO MÊS

    📖 LIVRO DO MÊS no Centro de Documentação Camilo Alves 📖 

    Episódios da Guerra Peninsular: as três invasões francesas; volume III
    MARTINS, Rocha
    Lisboa: O Jornal do Comércio, 1944

    “Esta obra “Episódios da Guerra Peninsular: as três invasões francesas” da autoria de Rocha Martins, de 1944, é composta por três volumes. Destacamos o volume III que diz respeito à terceira Invasão Francesa (1810-1811), do qual destacamos o capítulo VII que se intitula O EMBATE NAS LINHAS DE TÔRRES VEDRAS no qual são abordados temas como “Surprêsa de Massena; O verdadeiro estado das «Linhas de Tôrres»; As posições dos invasores; O inverno e a falta de víveres; À espera de reforços; Aliança anglo-hispano-lusa”.


    Este e muitos outros livros para consulta no Centro de Documentação do Museu do Vinho e da Vinha – Bucelas

  • LOJA EM DESTAQUE

    LOJA EM DESTAQUE: Aspectos religiosos e profanos das festas populares em Loures

    “Fomos ouvir as pessoas: os padres, os mordomos das festas, os mais antigos e também os mais novos nestas coisas. Transformámos, mais uma vez, o catálogo numa forma de falar da História, situando factos e comportamentos que, muitas vezes, se perdem e aparentemente perderam também uma parte lógica dos acontecimentos”.

    Na compra do catálogo em destaque oferta do livro “As tradições do entrudo e do carnaval em Loures”.

Notícias

News

VISITAS GUIADAS

Peça em destaque... com Sabor!
23 de fevereiro | 18H00 | Museu do Vinho e da Vinha 

Nesta sessão esclarecemos em torno de uma garrafa de vinho Monte do Roseiral, comemorativa dos dez anos da sua produção (2013-2023).
Reserve 30 minutos do seu tempo para conhecer melhor o museu, a peça em destaque e brindar connosco. 

News

ATELIÊS

Manhãs em Família no Jardim encantado do José Pedro
24 de fevereiro | 10H30 | Museu de Cerâmica de Sacavém

Ateliê Jarras Decorativas. 
Construção de uma jarra inspirada nas peças da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, utilizando materiais em fim de vida e papel. 





Para mais informações, consulte: Manhãs em família

News

PALESTRA

Anselmo Braamcamp Freire, proprietário em Loures 
24 de fevereiro | 15H00 | Museu de Cerâmica de Sacavém 

Anselmo Braamcamp Freire foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Loures, tendo cumprido seis mandatos. Político reconhecido, foi também titular e administrador de um vasto património predial, no território do concelho.
Os 175 anos decorridos sobre o seu nascimento, a 1 de fevereiro de 1849, dão o mote para uma abordagem à história das suas quintas da Bobadela e Sacavém, em ligação à evolução do território e ao património industrial.

Para mais informações, consulte: Palestra: Anselmo Braamcamp Freire, proprietário

News

VISITAS GUIADAS

Com que ideias, intenções, propostas, conceitos, ambientes, cenários
25 de fevereiro | 11H00 | Museu de Cerâmica de Sacavém 

No âmbito da exposição “E do Barro sefez a Forma. A Temática Religiosa na Produção da Fábrica de Loiça de Sacavém”partilhamos a nossa interpretação, em modo de Encyclopædia Iconographica, nãosó sobre as peças expostas, mas também da própria Génesis da exposição.







Para mais informações, consulteLugares de Cultura

News

CURSO DE HISTÓRIA

Curso de História do 25 de Abril e da Revolução dos Cravos com Raquel Varela
5 e 12 de março | 17H às 18H30 | Museu Municipal de Loures 

Neste breve Curso, a historiadora Raquel Varela, especializada em história global do trabalho e dos movimentos sociais, aborda o 25 de abril desde as suas origens, aquela que é considerada a maior revolução social do século XX, depois de 1945, na Europa, até hoje.




Reservas até 1 de março 

se_conventinho@cm-loures.pt | 211 150 175