Quando nós somos os Outros. Loures no caminho para a Interculturalidade.
Loures no Caminho da Interculturalidade. Desde Quando?

Aceite o convite e viaje no tempo com a exposição Loures no Caminho da Interculturalidade. Desde Quando?
Conheça quem pelo território de Loures passou e como ainda hoje se reconhecem marcas dessa presença.
Saiba como gente tão diferente, com origens diversas, determinaram a nossa cultura.
Patente até dezembro de 2022, no Museu Municipal de Loures.
Traços, Aguarelas e Memórias entre o Museu e o Forte de Sacavém 2021

No âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Loures e a Direção-Geral do Património Cultural e da dinamização cultural da exposição “Vivências Quotidianas no Convento de Cristo”, convidamos, em 2021, o grupo Urban Sketchers a visitarem o Museu de Cerâmica de Sacavém e o Forte de Sacavém e, depois de visitas guiadas pelos espaços, a passarem para o papel o que mais lhes tivesse despertado a atenção. Celebrávamos também o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
A exposição que inauguramos, passado um ano e, também relacionando-a com o mesmo dia comemorativo do património agora em 2022, é o resultado desses trabalhos, dos quais apresentamos e expomos alguns diários gráficos originais, que complementamos com cópias dos desenhos originais.
Está organizada entre três espaços expositivos do Museu, num itinerário que nos leva a percorrer e a conhecer ou reconhecer aspetos e momentos do Museu e do Forte, que foram registados em aguarelas pelos diversos participantes.
Encontra-se patente ao público, no Museu de Cerâmica de Sacavém, até ao dia 30 de maio.
Fábrica de Loiça de Sacavém. Para uma história da faiança em Portugal.

Vivências Quotidianas do Convento de Cristo após a extinção da Ordem, através da cultura material e documental.

Bucelas. Terra do Arinto.

Exposição permanente do Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, abordando a região demarcada do vinho de Bucelas, as principais fases de trabalho da vinha e os meios tradicionais de produção do vinho. É possível, ainda, observar o que resta da adega da antiga casa que alberga hoje o Museu, outrora propriedade de uma das famílias vitivinícolas mais importantes desta região.
Linhas de Torres – Contributo da população civil no esforço de guerra

Cruzeiros e pelourinhos de Portugal
Símbolos de religiosidade e de autonomia administrativa, cruzeiros e pelourinhos são peças fundamentais do património cultural edificado do nosso território.
Maioritariamente construídos entre os séculos XVI e XVIII, de gramática decorativa gótica, manuelina e barroca, exibiam elementos da iconografia cristã e da imagética do poder local.
Esta exposição de 40 miniaturas, parte duma coleção de 38 cruzeiros e 54 pelourinhos, foi possível graças ao contributo da família de José da Silva Pedro, filho e nora, assim como aos vários municípios que colaboraram connosco.
Modeladas pelo artista, em barro refratário, destacam aquele que é talvez o principal fio condutor da obra deste artista: o culto do pormenor.
Patente até dezembro de 2022, na Casa Museu José Pedro
BEATRIZ NETO | Before it all

BEATRIZ NETO | Before it all
Galeria Municipal Vieira da Silva
Loures
Beatriz Neto foi a vencedora da JOV'ARTE | Bienal Jovem 2019 e, no seguimento do prémio recebido, a artista apresenta, na Galeria Municipal Vieira da Silva, a sua primeira exposição individual, dando a conhecer o seu percurso e pensamento artístico através dos mais recentes projetos realizados, reunindo trabalhos centrados em ideias e relações espaço - temporais complexas, ligadas á nossa identidade individual e coletiva, incorporando um interesse pela história da arte, filosofia, política e geografia.
Através de estudos de caso, materializados nas suas instalações, vídeos, fotografias e documentação, a artista dá corpo a uma reflexão sobre a nossa relação com o território, a forma como contruímos sobre ele uma identidade ao longo da história, mas também sobre as narrativas que estes lugares carregam em si mesmos.
Encontra-se patente ao público até 18 de junho de 2022.
NÚCLEO DE VIDEOARTE | Coleção Municipal Vieira da Silva

NÚCLEO DE VIDEOARTE | Coleção Municipal Vieira da Silva
Castelo de Pirescouxe
Santa Iria de Azóia
Exposição que apresenta quatro obras de videoarte pertencentes á Coleção Municipal de Artes Visuais, resultante dos diferentes concursos de arte promovidos pelo Município de Loures ao longo dos últimos anos.
Encontra-se patente ao público até 11 de junho de 2022.
ARTE + JOVEM | Reação em cadeia

ARTE + JOVEM | Reação em cadeia
Esta exposição assenta no método de cadavre exquis, jogo coletivo inventado pelos surrealistas no início do século XX, em que a participação individual é determinante na criação de várias obras de arte coletivas bidimensionais.
O exercício proposto consiste na realização de doze painéis de cinco desenhos cada, criados por grupos de alunos de diferentes escolas da Área Metropolitana de Lisboa.
Exposição patente na Biblioteca Municipal José Saramago, segue depois para a Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria de Azóia, onde permanecerá até ao dia 21 de maio.
MULHERES COM ARTE | Exposição Virtual

MULHERES COM ARTE | Exposição Virtual
Integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, revisitamos a exposição Mulheres com Arte, que apresenta a produção artística de cinco mulheres artistas: Alice Diniz, Armanda Alves, Clara Ribeiro, Geny Pitta, Ildebranda Martins e Margarida Marcelino.
Encontra-se disponível até dia 2 de abril.
Visite aqui: bit.ly/MULHERESCOMARTE
COLETIVA DE ILUSTRAÇÃO | Exposição Virtual

COLETIVA DE ILUSTRAÇÃO | Exposição Virtual
A coletiva apresenta o trabalho de nove ilustradores e dá-nos a conhecer, através de uma teia de estórias, fantásticas ilustrações que nos transportam para mundos imaginários.
Encontra-se disponível até 30 de abril.
Visite aqui: bit.ly/coletiva-de-ilustracao
ANA MONTEIRO | Sala de estar - Um olhar sobre a quarentena | Exposição Virtual

ANA MONTEIRO | Sala de estar - Um olhar sobre a quarentena | Exposição Virtual
A artista mostra nesta exposição obras que testemunham vivências de uma quarentena que afetou o Mundo. Fotografias carregadas de sentimentos, de emoções nunca vivenciadas.
Disponível até ao dia 25 de junho.
Visite aqui: bit.ly/ana-monteiro-sala-de-estar