Museus e Galerias de Loures

Os Museus e as Galerias municipais assumem, no contexto da diversidade cultural que caracteriza o território de Loures, um papel relevante para a consolidação dos fatores de identidade e de coesão social. Cuidam-se das memórias, das vivências atuais, perspetivando-se o futuro.
Com este novo motor para pesquisa simultânea, disponibiliza-se o acesso a informação transversal sobre as coleções à guarda dos Museus e Galerias municipais.
O Nyron constitui um importante instrumento de trabalho para profissionais ligados ao setor patrimonial e museológico, para o público académico, mas também de descoberta do património para públicos alargados que encontram neste catálogo on-line o repositório de informação sobre as coleções dos Museus e Galerias municipais.

Fotos e peças em destaque

  • DOCUMENTO DO MÊS

    📜 DOCUMENTO DO MÊS no Centro de Documentação Anselmo Braamcamp Freire 📜

    Boletim Informativo da Câmara Municipal de Loures, nº40, abril 1985

    O grau de autonomia do municipalismo teve ao longo dos tempos constantes mudanças e vários revezes. Em Portugal, durante a vigência do Estado Novo, o poder local encontrava-se paralisado e desautorizado, o código administrativo elaborado em 1936-1940 esvaziava por completo o poder autárquico, o Presidente da Câmara era nomeado pelo poder central e o seu servilismo era o critério fundamental para a sua nomeação; os vereadores não eram eleitos por sufrágio e as autarquias não possuíam receitas próprias. O executivo municipal tinham meramente um poder de controlo, averiguando se as normas apontadas pelo poder central eram cumpridas. 

    A Revolução de 25 de Abril de 1074 marca o início da vida democrática em Portugal. A Constituição de 1076 consagra direitos e deveres fundamentais para a sociedade, constitui os órgãos de soberania e integra as autarquias, as regiões administrativas e as freguesias na organização política do Estado, definindo-as como pessoas coletivas, as dotadas de órgãos representativos que intercedem como órgãos representativos das populações locais. Em 1977, a "Lei das Autarquias" definiu as suas atribuições e competências e, em 1979, foi criado a "Lei das Finanças Locais" que confere às autarquias a autonomia financeira. 

    Ao longo destes 50 anos de vida democrática o poder local caracterizou-se por um dinamismo reivindicativo, o "Boletim Informativo da Câmara Municipal de Loures" aqui representado é representação viva dessa constante celebrativa da Revolução de Abril e uma permanente luta por um poder Local que se pretende próximo e atuante nas necessidades dos seus munícipes. 

    Disponível para consulta no Centro de Documentação do Museu Municipal de Loures - Quinta do Conventinho, em Santo António dos Cavaleiros 

  • LIVRO DO MÊS

    📖 LIVRO DO MÊS no Centro de Documentação Camilo Alves 📖 

    Intervenção Arqueológica no Largo Espírito Santo, em Bucelas: dos séculos I e II da nossa Era (Época Romana) à necrópole moderna (Séculos XV e XIX)
    Câmara Municipal de Loures. Divisão de Pa
    trimónio Cultural e Bibliotecas. Unidade de Património e Museologia
    Loures: Câmara Municipal de Loures, 2022.
    ISBN: 978-972-9142-65-9


    Intervenção Arqueológica no Largo do Espírito Santo, em Bucelas é uma publicação que representa a intervenção arqueológica no núcleo urbano da vila de Bucelas, mais precisamente numa pequena área entre o Largo do Espírito Santo e a Rua Marquês de Pombal, entre maio de 2018 e dezembro de 2019.


    As páginas deste livro traduzem uma síntese que reúne os dados provenientes do campo, com o trabalho aturado de laboratório e pesquisa documental, que pretende ser uma edição destinada principalmente os munícipes.


    Este e muitos outros livros para consulta no Centro de Documentação do Museu do Vinho e da Vinha – Bucelas

  • DOCUMENTO DO MÊS

    📜 DOCUMENTO DO MÊS no Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso 📜
    A fábrica de Loiça de Sacavém (1858-1994), a mais reconhecida no fabrico de loiça em faiança, produziu malgas e pratos de cozinha com a decoração «cravos», entre as décadas de 1930 e 1950. Este motivo decorativo – cravos tem três variantes na cor – vermelho, amarelo e lilás, com a designação com os números 864 a 866 – «Para malgas e pratos cosinha» Nesta série de decorações da década de 1930 - para malgas e pratos de cozinha - há também outras composições com flores, dentro dos tons amarelo, vermelho, roxo. Estas luminosas decorações encontram-se entre os números 863 e 875 – «Para malgas e pratos cosinha» Nesta época, a fábrica apresentou no mercado várias decorações, ao estilo Art Déco, acompanhando a tendência estética na Europa.
    Estes desenhos e peças fazem parte do acervo do Museu de Cerâmica de Sacavém e a marca estampada é «Gilman & C.ta – Sacavém – Portugal»

  • LOJA EM DESTAQUE

    LOJA EM DESTAQUE | 30 anos de esperança(s): Eduardo Gageiro

    E, de súbito, por uma madrugada de Primavera, num lugar de escravos nasceu uma Pátria de cravos. Onde a guerra colonial, a polícia política, a censura, a miséria, o exílio, a prisão, a repressão, a humilhação – floriu a paz, a liberdade, a esperança num País em que fosse possível a justiça, o céu tão azul e a luz tão de pássaro serem para todos”.
    José Vasconcelos 2002

    Na compra do catálogo em destaque oferta do livro “
    Roteiro das reservas

Notícias

News

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS



6 de abril


15H00 | Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas
Visita comentada à exposição Largo do Espírito Santo. Do Cemitério às Casas Romanas
Visita que inclui também os vestígios habitacionais e as inscrições funerárias romanas

Reservas até 4 de abril 
museu_vinho@cm-loures.pt | 924 487 297



18 abril 


10H30 | Sítio Arqueológico de Frielas
Visita ao Sítio Arqueológico de Frielas 
Visita guiada ao Sítio Arqueológico de Frielas. 

15H00 | Palácio de Valflores

O Renascimento em Valflores
Visita guiada ao Palácio de Valflores, importante e raro exemplar da arquitetura do século XVI, com inspiração renascentista e mandado construir por Jorge de Barros. 


Reservas até 16 de abril
se_conventinho@cm-loures.pt | 211 150 175



News

VISITAS GUIADAS

O Museu fora de horas 
23 de abril | 21H00 | Museu de Cerâmica de Sacavém 

Pretende dar a conhecer os acervos - peças e documentos - que não se encontram expostos, com uma visita comentada, alargando o seu horário habitual.


Reservas até 21 de abril 
se_ceramica@cm-loures.pt | 211 151 082 

News

ATELIÊS

Manhãs em Família no Jardim encantado do José Pedro
20 de abril | 10H30 | Museu de Cerâmica de Sacavém

Ateliê O Soldadinho
Vem construir o teu Soldadinho de abril com materiais recicláveis.



Reservas até 18 de abril 
se_ceramica@cm-loures.pt | 211 151 082

Para mais informações, consulte: Manhãs em família

News

VISITAS GUIADAS

Peça em destaque... com Sabor!
26 de abril | 18H00 | Museu do Vinho e da Vinha 

Nesta sessão, através do menu O Banquete fique a conhecer a lista onde estão enumerados vários pratos e vinhos, entre os quais vem mencionado o nome Bucellas
Reserve 30 minutos do seu tempo para conhecer melhor o museu, a peça em destaque e no final, brinde connosco. 


Reservas até 24 de abril 
museu_vinho@cm-loures.pt | 924 487 297

News

PALESTRA

Eduardo Gageiro. Rapaz de Sacavém, fotógrafo do mundo...
27 de abril | 15H00 | Museu de Cerâmica de Sacavém 

...e do 25 de Abril de 1974, dia em que Portugal pôs cobro a uma ditadura com 48 anos. 50 anos depois, Eduardo Gageiro vem contar-nos os momentos vividos nesse dia que mudou Portugal para sempre, colocando-o na rota da Democracia.
Ao invés de armas, Gageiro empunhava a sua máquina fotográfica, através da qual registou a História na primeira pessoa, que agora partilha connosco.


Reservas até 25 de abril 
se_ceramica@cm-loures.pt | 211 151 082